sexta-feira, 25 de março de 2011

veja o filme das mandaçaias colocando bolinhas coloridas de resina

http://www.youtube.com/watch?v=vWyPGPBaZAE

saiba como interpletar, diversas reacões das abelhas mandaçaias..

A criação de abelhas mandaçaias, é uma  atividade  muito boa e  alem  de nos dar,muito conhecimento da vida dos  incétos meliferos,nos produz  momentos de muito prazer,,meditação, conhecimento e descamço mental. alen de que no produz tambem o mel,o propolis e a cera.

Muitas são as reações das abelhas mandaçaias,uma delas é colocar bólinhas de barro,fezes de animais ou resina coloridas,como podemos ver na foto e filme,

Tudo depende da disponibilidade de material,o mais próximo posivel,devido a urgencia  deste ato de defesa a se intalar na parte externa da colmeia.

No caso da fóto e filme, elas colocaram a resina,e de varias cores.Isso aconteceu pois estando na mata e local de muita aferta de materiais vegetal, como a resina e de variedade coloridas.

Caso não tiver,este material disponivel, e perto.elas , coletam o barro, as fézes de cachoro,ou a mistura dos dois + pelo de animais.

o barro é sempre acompanhado de pelos,as fezes são bólinhas pretas e a resina pode ser só uma cor ou coloridas.

Isto sempre acontece quando: a colméia, é visitada com frequencia por algum intruso;como por exemplo.vespas,abelhas apis,lesmas,lagartixas,abelhas  sem ferrão de outra colmeia com intenção de se apoderar do local para instalar ninho,e abelhas saqueadoras ,etc.

fotos e filme colaboração de Cristiano,meliponário vale da pedra branca

beiero.

comeia de abelhas mandaçaia com bólinha coloidas

sexta-feira, 4 de março de 2011

mel de mandaçaia mqq,melipona quadrifaciasta quadrifacisasta , mel saboroso,pode ser conssumido depois de pasteurizado boa produção ano,chegando à 2 litros com boas floradas.

 mél de  mandaçaia mqa mandaçaia quadrifaciasta anthidióide mais produtora doque a  primeira estando na mata da serra do mar,mél pode ser conssumido ´pós pasteurização

pouco mél porque comeram tudo,muito gostoso,este mel, abelha uruçu scutelaris [ a verdadeira] varia a cor conforme a florada variando tambem o sabor

mél de abelhas manduri marginata rufiventre[amarela] lepeletier 1836 região da mata serrana do sudeste paulista mél amarelinho delicioso sabor,produção de 1 litro ano quando na mata serrana do sudeste paulista resistente ao frio e de facil manejo

mél de abelhas tiuba[melipona compressipes fasciculata[smith] 1854 mél de delicioso sabor cor escura

TRIBUTOS AO REI ALPHA

Avendo Deus antigamente falado muitas veses,e de muitas maneiras,ao pais,pelos profetas,a nós falou-nos nestes ultimos dias pelo filho.
A quem constituiu herdeiro de tudo,porquem fez tambem o mundo.
O qual,sendo o resplendor de sua gloria, e a expressa imagen da sua pessoa,e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder,havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados,assentou-se à destra da magestade nas alturas;
Feito tanto mais exelente do que os anjos, quando herdou mais exelente nome do que eles.
Porque,a qual dos anjos dice jamais:Tu és meu filho,hoje te gerei?E outra vez dice:eu lhe serei por pai,e ele me será por filho?
E outra vez, quando introduz no mundo o primogenito, dis:E todos os anjos de Deus o adorem,e quanto aos anjos.diz:O que de seus anjos faz ventos,e de seus ministros labaredas de fogo.
Mas,do filho diz,:Ó Deus, o teu trono subiste pelos seculos dos seculos;cetro de equidade é o cetro do teu reino;
Amaste a justiça e aborreceste a iniquidade, por isso Deus,o teu Deus,te ungiu com oleo de alegria mais do que  a teus companheiros.
Ê: tu,Senhor, no principio fundaste a terra, e os céus sao obras de tuas mãos.Eles perecerão, mas tú permaneceras;e todos eles,como roupa,envelhecerão,E como um manto os enrrolaras,e como um vestido se mudarão,Mas tu és o messmo, e os teus anos não acabarão.
E a qual dos anjos dice jamais:assenta-te a minha destra até que ponha os teus inimigos por escabeelo de teus pés?
não são por ventura todos eles espíritos ministradores, enviados pra sevir a favor daqueles que ão de herdar  a salvação?
Portanto convem-nos atentar com mais diligencia para as coisas que ja temos ouvido,para que em tempo algum nos desviemos delas.
Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme,e toda a transgreção e desobidiencia recebeu a justa retribuiçao,como escaparemos nós se não atentar-mos para uma tão grande salvação, a qual começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confiadaa pelos que ouviram;Testeficando tambem Deus com eles,por sinais e milagres, e varias maravihas e dons do Espirito Santo, distribuido por sua vontade ?
Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro,de que falamos.Mas em certo lugar testeficou alguem,dizendo:Que é o homem, para que dele se lembres?ou o filho do homem para que o visites?E o fizeste um pouco menor do que os anjos,de glória e de honra o coroaste,e o constituiste sobre as obra de tua mão.
Todas as  coisas lhes sujeitaste debaixo dos pés,Ora,visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito,mas agora ainda não vemos que todas as cosas lhe estejam sujeitas.
Vemos porem , coroado de glória e de honra aquele jesus q ue fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da  paixão da morte,para que ,pela graça de Deus provasse a  morte por todos..
Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe,trazendo muitos filhos à glória,consagrasse pelas aflições o pricipe da salvação deles..
Porque assim o que santifica,como os que são santificados,são todos de um;por cuja causa não se envergonha de lhe chamar irmão,Dizendo:Anunciar- ti-ei o teu nome a meus irmãos,cantar-ti-ei louvores no meio da congregação
E outra vez:Porei nele a minha confiança.E outra vez;Eis-me aqui a mim e aos meus filhos que Deus me deu.E visto como os filhos participam da carne e do sangue,tambem ele participou das mesmas coisas,para que pela  morte aniquilasse o que tinha o império da morte,isso é,o diabo
E livrasse todos os que com medo da morte,estavam por toda a vida sujeitos a servidão.;Porque na verdade,ele não tomou os anjos,mas tomou a descendencia de Abraão.
Pelo que convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos,para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus,para expiar os pecados do povo.Porque naquilo que ele mesmo,sendo tentado,padeceu,pode socorrer aos que são tentados.
Pelo que, irmãos santos,participantes da vocação celestial,conciderai a JESUS CRISTO,apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,sendo fiel ao que o constituiu,como tambem o foi Moisés e toda a sua casa.
Mas Cristo, como filho,sobre sua propria casa; a qual somos nós,se tão somente conservar-mos firme a confiança e a glória da esperança até no fim
Portanto , como diz o Espirito Santo,se ouvir-des hoje a sua vóz, não endureçais os vossos  corações,.